Notícias

Inauguração do Atrium Hospitalidade

 

Foi inaugurado a 22 de Abril de 2009 o ATRIUM HOSPITALIDADE do Hospital de S. João. Este novo espaço destina-se à recepção e encaminhamento de doentes e seus familiares, que triplica a capacidade de atendimento desta unidade de saúde do Porto.

Tratou-se de um investimento em obra, orçada em 1,8 milhões de euros. O presidente do Conselho de Administração do hospital, António Ferreira, salientou o investimento na formação de cerca de 80 pessoas para o acolhimento e atendimento de doentes e visitas.

"A confusão das entradas no S. João vai acabar. As visitas e os doentes a internar têm, agora, um novo acesso ao hospital. O Atrium da Hospitalidade é um espaço amplo, confortável, com o triplo da capacidade de atendimento e com regras.

Aos poucos, as novidades vão aparecendo num hospital que entrou numa maratona de obras de remodelação e ampliação, com final previsto para 2012. A próxima é a inauguração do Atrium Hospitalidade na quarta-feira. Um espaço que funcionará como entrada principal para visitas, que aos fins-de-semana chegam às três mil, e doentes com internamento marcado. Para quem entra no S. João, a nova porta fica do lado esquerdo ao nível do rés-do-chão.

O atrium pretende mudar a forma de atender quem chega ao hospital. Mais rapidez, conforto, informação e indicações simples para acabar com os "perdidos" nos corredores.

É obrigatório um cartão magnético para entrar.

Na sala de espera, há dezenas de lugares sentados - "aos fins-de-semana chega a haver 300 visitas em simultâneo"-, cafetaria, florista e quiosque. E o acesso ao interior do hospital faz-se, agora, com cartões magnéticos. Com mais celeridade, espera-se, porque o número de funcionários vai triplicar. Serão 12, cada um com o seu gabinete. Até agora havia, no máximo, quatro no serviço da Linha Azul.

Estes funcionários (no total são 52) foram escolhidos a dedo e receberam formação específica para atendimento. A regra é: "tratar quem cá vem como um cliente e não como um utente", resume António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. João.

Aquele espaço servirá também para acolher os doentes que vão ser internados. Para estes, outra regra de ouro: "Quando entram e quando saem, até serem entregues à família ou ambulância, têm de estar sempre acompanhados por profissionais", acrescenta António Ferreira. Ao lado do atrium há um parque de estacionamento com 20 lugares para as famílias e ambulâncias que vão buscar doentes internados.

Mas as novidades não ficam por aqui. Dentro de 15 dias, começa a funcionar a torre nascente do hospital, uma ampliação do edifício para acolher os serviços de Cirurgia Vascular, Cuidados Intermédios, entre outros.

E as obras continuam. Em breve, vai arrancar a construção de três pisos para Medicina e Cirurgia e a renovação de toda a ala central. Ainda este ano será lançado o concurso para a construção do Hospital Pediátrico Integrado (ler caixa) e o projecto do Centro Ambulatório, que ficará num terreno entre o Campus de S. João e a Escola de Enfermagem"

In Jornal de Noticias

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1205974

 

Outras notícias:

http://www.youtube.com/watch?v=xb3C7aS7uKM

http://www.tribunamedicapress.pt/rss/18396-hospital-de-s-joao-investiu-18-me-num-atrium-da-hospitalidade

http://www.indiscutivel.com/noticia?id=221099